Arte Natural'

Arte Natural'
cooisas da natureza, por incrivel que pareça ! Eu no camping com meu amr, aee curtii o céu, peguei celular e resolvi tirar foto, a esmo assim .... Aeee qdo fui reparaar ( quem conseguir tbm, dá uma reparada rs ) , a posição das arvores, que eram 3, deixaram a impressão do céu estar formaando um coraçãao ! muuito ziiica cara

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Aprenda a ouvir

"Tão importante quanto saber falar, é saber ouvir. Eu diria que saber ouvir caminha ao lado de saber falar; para isso é preciso, apenas, perceber quantas vezes respondemos antes de que a pessoa com quem estamos conversando tenha concluído seu pensamento.
Quantas vezes começamos a nos impacientar enquanto o outro procura fazer-se entender?
Quantas vezes paralisamos os que tentam exprimir seus pensamentos, com a nossa expressão facial de desaprovação, invalidação, menosprezo?
Quantas vezes já fizemos com que o outro parasse de falar, por sentir que não adianta tentar completar seu pensamento?
Saber ouvir é uma arte que mantém vivos o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós. Faz com que nossos filhos, maridos, mulheres, namorados, parceiras, sintam-se como nossos amigos privilegiados. Faz de nós, grandes ou péssimos negociadores em nossos trabalhos.
A capacidade de ouvir ativamente é indispensável para a conquista de uma boa comunicação
Sugiro alguns pontos que podem lhe ajudar a ser um melhor ouvinte:
# Fale menos, pois você não pode ouvir enquanto estiver falando

Deixe o outro terminar suas frases sem interrompê-lo.
Ouça sem ficar contra-argumentando internamente, isto dificulta a sua compreensão. Não discuta mentalmente enquanto ouve.
Coloque-se no lugar do outro para poder sentir o que ele está dizendo.
Pergunte quando não entender, quando sentir que precisa de mais esclarecimentos; e também quando desejar mostrar que está escutando.
Focalize sua atenção no que o outro estiver dizendo e procure a mensagem, procurando ajudá-lo a expressar seus pensamentos.
Controle suas emoções, pois elas podem constituir sérias barreiras à comunicação eficaz.
Compartilhe da responsabilidade da comunicação, pois como ouvinte, o papel que você desempenha é tão importante quanto o de quem está falando.
Reaja às idéias e não à pessoa. Muitas vezes não simpatizamos com a pessoa que está falando, não obstante o que ela diz pode ser muito importante
Discordância não é sinônimo de rejeição.
Use a diferença entre as velocidades de pensar e de falar
Você pode pensar mais rápido do que fala e esta diferença pode ser utilizada para permanecer no rumo certo, preparar o que vai dizer enquanto fala, pensar naquilo que o outro já disse e avaliar o desenvolvimento da comunicação. Falamos de 100 à 150 palavras por minuto, pensamos de 250 à 500 palavras por minuto.
Ouça algo como é dito. As reações emocionais do emissor podem ser muito importantes para compreensão daquilo que está sendo dito em palavras
Não antagonize o emissor, pois você pode fazer com que ele esconda suas idéias, emoções e atitudes.
Evite inferir sobre o emissor, pois as inferências podem afetar seu julgamento/compreensão do que está sendo dito.
Evite julgamentos precipitados, espere até que todos os fatos sejam colocados antes de fazer qualquer julgamento. Quando os fatos colocados o abalarem emocionalmente, diga que vai esperar algum tempo antes de responder.
Use a consideração positiva, procurando descobrir os lados positivos de todas as mensagens de seu interlocutor. Até mesmo as mensagens agressivas ou que não o agradem, podem lhe ajudar na busca de compreender o outro
Quando compreendemos o outro, muitas vezes passamos a nos compreender melhor.
Olhe nos olhos enquanto conversa e encoraje o outro a continuar falando.
Não converse assistindo à televisão ou lendo um jornal, alem de falta de respeito e de educação, desestimula o diálogo e impele o outro à buscar outras pessoas para falar (até mesmo sobre você).
Alguns pontos podem parecer muito simples e óbvios, mas pergunte-se quão freqüentemente as pessoas de seu convívio profissional e pessoal tomam tais cuidados com você. Perceba o quanto você se sentiria apreciado e gratificado se elas lhe o ouvissem desta forma.
Agora pergunte-se o quanto você consegue ouvir as pessoas desta maneira...
Pense em quantas vezes, após um "diálogo", você se sentiu absolutamente exausto e com a sensação de ter se desgastado para não chegar à nada. Com boa vontade, um pouco de auto-controle e disciplina podemos nos tornar bons ouvintes; é assim que criamos no outro o desejo de nos ouvir."

Um comentário:

  1. Olá, Deyvid! Que 2011 seja um ano de muito sucesso e alegria no seu blog! Abraço do blogueiro Jefhcardoso, de blog em blog

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Feliz2011!

    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir